Oito órgãos municipais e estaduais estão atuando na vistoria de veículos que circularão no Circuito Maneca Ferreira durante os dias de Micareta, que acontece entre os dias 20 e 23 de abril. As credencias são liberadas mediante uma vistoria técnica, que está acontecendo das 8h às 17h no Parque de Exposição João Martins da Silva.
Segundo o diretor de Transportes da SMTT, André Akio, mais de mil veículos devem ser vistoriados. “Na última Micareta, em 2019, quase mil veículos passaram pela inspeção. Como passamos três anos sem festa e este ano a dimensão do evento aumentou muito, acredito que o número de vistorias vai superar 2019”, disse.
Nesta primeira etapa são os veículos de pequeno porte que passam pela avaliação dos seguintes órgão: CREA/BA, DPT, 3° CIRETRAN, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretarias da Fazenda e Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito.
André Akio chamou atenção para a importância da vistoria, que será encerrada amanhã. “O veículo só entra no circuito se estiver credenciado. Essa credencial é um adesivo que deverá ser colado no para-brisa do carro. Se por acaso um veículo que esteja com o adesivo aparentar qualquer tipo de dano, a empresa responsável vai ser notificada. Todo esse trabalho aqui é para garantir a segurança de todos presentes na festa”. O processo é rápido.
Primeiro o motorista apresenta os documentos pessoais e do veículo, em seguida o automóvel é vistoriado, se nenhuma irregularidade for constatada, o responsável recebe uma cartilha e o carro um adesivo de identificação. Já os veículos que apresentam danos terão um prazo para se adequarem.