Micareta de Feira 2024

História da Micareta

O primeiro e maior carnaval fora de época do mundo. Assim é considerada a Micareta de Feira de Santana, que em 2023 volta a ser realizada após três anos de pausa por conta da pandemia do Coronavírus. A festa, que reúne multidões foi fundada em no ano de 1937 por um grupo de jovens, liderado por Maneca Ferreira, que resolveu realizar o evento em abril por conta da suspensão do carnaval naquele ano, interrompido por uma chuva torrencial.

A Micareta de Feira de Santana caiu no gosto popular e hoje reúne uma multidão de pessoas ao som de diversos ritmos, mistura de cultura popular e muita diversão. Já passaram pela festa diversos nomes da música como Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Bell, Chiclete com Banana, Psirico, Harmonia do Samba e o feirense Luís Caldas.

Um pouco de história...

Inconformada com a interrupção do carnaval de 1937, por conta das fortes chuvas, a turma composta e liderada pelo coletor Maneca Ferreira e o professor Antônio Garcia, resolveram, no dia 27 de março do mesmo ano, realizar o evento.

Maneca Ferreira era criador de carros alegóricos, que tinham uma participação marcante na folia.  Inicialmente a festa foi denominada de Micareme, copiado de uma festa popular francesa, mas terminou substituída por Micareta, escolhida em concurso.

A Micareta de Feira de Santana teve seu primeiro circuito formado pelas ruas Direita e Tertuliano Carneiro. A rua Direita, hoje é denominada de Conselheiro Franco. A folia também se estendia pelas praças da Bandeira e João Pedreira.

E toda folia momesca tem suas majestades. Eles são responsáveis em decretar o estado permanente da alegria no município de Feira de Santana durante os dias da festa.

A primeira rainha da Micareta foi a foliã Eunira Boaventura, escolhida em clima de euforia e com muito Glamour, como acontecia nos Concursos de Miss da época. A majestade da folia, o Rei Momo I e único era o mesmo do Carnaval de Salvador, o motorista de taxi Ferreirinha com 130 kg. E foi somente em 1975 que aconteceu o primeiro concurso para eleger o primeiro Rei Momo de Feira de Santana, onde venceu Hilquias Carvalho.

Além da folia nas ruas, com grupos folclóricos e bandinhas, a festa era realizada nos bailes de clubes tradicionais da cidade e nas filarmônicas feirenses.

A primeira participação de um trio elétrico na Micareta de Feira de Santana foi registrada apenas em 1954. O trio Patury, criado por Péricles Soledade em parceria com José Urbano Cerqueira.

Nas décadas de 60 e 70 o circuito da festa foi transferido para a avenida Senhor dos Passos e logo em seguida par a avenida Getúlio Vargas, onde foi realizada até o ano 2000.

O Circuito Maneca Ferreira se tornou até hoje o local principal da festa momesca, situado na avenida Presidente Dutra. Também foram criados circuitos alternativos como o Quiolombola (trecho da avenida João Durval Carneiro) e Charles Albert (Kalilândia).

Ao longo desses 79 anos, a Micareta de Feira de Santana só não tinha sido realizada em duas ocasiões: a primeira durante a Segunda Guerra Mundial, da qual alguns soldados feirenses também participaram, e a outra em 1964, em razão do Golpe de Estado. Com a pandemia, não foram realizadas as edições de 2020, 2021 e 2022.

 
Rolar para cima