O primeiro dia de operação do Observatório de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, não registrou ocorrências. Contudo, focaram em ações itinerantes em todo o circuito, como a visita em todos os barracões universitários e cinco camarotes particulares.
Localizado no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Colégio Modelo), o espaço funcionará presencialmente durante os quatro dias da Micareta 2024, das 15h às 3h, contando ainda com equipes de campo.
A chefe da Divisão de Promoção dos Direitos da Mulher, Josailma Ferreira, considera que Observatório de Direitos Humanos tem como missão intensificar ações preventivas e educativas para evitar casos de violência e importunação sexual contra minorias na folia.
“Isso inclui orientações para prestadores de serviços e foliões, campanhas educativas em blocos, mapeamento de casos de importunação sexual, vistorias em camarotes e barracões, além de ações contra casos de racismo e uma equipe de campo atuando diretamente no circuito da micareta”, afirma.