Pedindo bênçãos aos orixás e sob o som do afoxé, os blocos afros abriram os caminhos do Circuito Maneca Ferreira para o segundo dia de Micareta nesta sexta (19). Com roupas coloridas, danças marcantes e fé, a tarde de folia já começou com representatividade e ancestralidade.
As primeiras atrações da Micareta foram os blocos “Afoxé Filhos de Nanã”, “Afoxé Filhos de Oxalá”, “Malê Debalê” e “Muzenza”. Para Val Conceição, coordenador geral da Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, esses desfiles são um resgate à história da Princesa do Sertão.
“É um resgate à ancestralidade dentro da Micareta. Simboliza o que nossa festa foi há anos atrás para as comunidades que só se divertiam através dos blocos afros. Então, esses desfiles com o apoio da Prefeitura são muito importantes para nossa identidade”, explicou Val.
Para a integrante do balé do bloco Malê Debalê, Juliana Silva, “essa é a minha vida, a minha representatividade. Aqui me sinto viva”, considera.
E quem estava na avenida durante a passagem dos blocos ficou encantado e representado pelas apresentações.
“Foi muito bonito, é uma forma de valorizar nossas origens, faço questão de acompanhar”, disse a vendedora Juciara Silveira.