
Os trios elétricos devem operar com no máximo 110 decibéis, camarotes até 100 decibéis e os demais estabelecimentos têm como limite 80 decibéis
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) tem atuado diariamente no circuito da Micareta de Feira para garantir que os limites de emissão sonora sejam respeitados. A ação tem como objetivo preservar a saúde auditiva dos foliões e evitar a poluição sonora durante os dias de festa.
Desde o início da programação, os fiscais da Semmam estão de plantão realizando vistorias em trios elétricos, barracas e equipamentos sonoros instalados ao longo do Circuito Maneca Ferreira. De acordo com a secretária da pasta, Jaciara Moreira, o trabalho é contínuo e preventivo.
“Desde o dia 22 de abril começamos as vistorias nos trios e agora, no sítio da festa, temos fiscais todos os dias monitorando tanto os trios quanto os demais equipamentos. Seguimos com esse plantão durante todo o evento”, afirmou a secretária.
Segundo Jaciara, o trabalho tem sido bem aceito e está ajudando a construir um ambiente mais tranquilo para os foliões.
“Advertimos e solicitamos que sons irregulares fossem desligados e retirados do circuito. Foram dois paredões na quinta-feira (1º), primeiro dia da festa, um no segundo dia e neste sábado um som de barraca. Também estamos conscientizando os donos de barracas sobre o volume, pois não pode competir com o som dos trios elétricos”, explicou.
O limite de som durante a Micareta é definido por decreto municipal. Os trios elétricos devem operar com no máximo 110 decibéis, camarotes até 100 decibéis e os demais estabelecimentos têm como limite 80 decibéis. A aferição é feita com decibelímetro, a uma altura de 1,5 metro e a cinco metros de distância do equipamento sonoro.
A secretária de Meio Ambiente destacou ainda que a população tem colaborado com o trabalho da equipe de fiscalização. “Feira de Santana tem hoje uma outra cara. As pessoas têm entendido o propósito de uma festa mais organizada e tranquila. Estamos conseguindo avançar com esse diálogo”, concluiu.
AS INFORMAÇÕES SÃO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL