No segundo dia da Micareta de Feira, nesta sexta-feira (19), sete menores de idade receberam assistência no Espaço da Criança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) em parceria com o Conselho Tutelar. O local é destinado para garantir o acolhimento do público infanto-juvenil no Circuito Maneca Ferreira.
Ainda na sexta-feira, o Conselho Tutelar flagrou cinco crianças em situação de trabalho infantil, 10 foram encontradas em situação de negligência [devido aos riscos de saúde, som alto, inclusive uma criança com oito meses] e quatro faziam consumo de bebidas alcoólicas.
Os conselheiros tutelares ainda prestaram 21 orientações sobre o trabalho infantil e a exploração sexual e seis advertências [quando a criança é encontrada em situação de risco].
De acordo com Robert Danilo Oliveira, coordenador do Espaço da Criança, localizado no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, 13 crianças já foram acolhidas no local, sendo elas em situação de vulnerabilidade social. “Ainda temos sete menores sob o nosso cuidado [informação apurada pela manhã]”, afirmou.
O Espaço da Criança dispõe de estrutura completa para receber crianças e adolescentes, com dormitórios, brinquedoteca, além da presença do Conselho Tutelar para garantir o cuidado e a proteção desses menores durante todo o período da Micareta – a festa segue até a manhã de segunda-feira (22) com o arrastão do cantor Thiago Aquino.
PLANTÃO SOCIAL
As equipes de abordagem da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) já realizaram 1.502 atendimentos no Circuito Maneca Ferreira nos dois primeiros dias oficiais da Micareta 2024 – somente ontem foram 846.
Nas abordagens foram prestadas orientações a ambulantes quanto ao trabalho infantil, encaminhamentos à rede de assistência social e identificação em crianças com nome do responsável, endereço e telefone para contato. Também foram prestados encaminhamentos de pessoas em situação de rua para abrigamento.
Atuam nas abordagens sociais 18 profissionais, divididos em dois turnos: das 8h às 16h e das 16h às 00h. São assistentes, educadores e orientadores sociais.