
O balanço das ações mostra que o trabalho preventivo e de proteção segue firme
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO) segue atuando de forma ativa e estratégica durante a Micareta de Feira de Santana 2025. No segundo dia oficial da festa, celebrado nesta sexta-feira (2), as equipes de abordagem social realizaram 280 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social no circuito Maneca Ferreira e em outras áreas da folia.
O balanço das ações mostra que o trabalho preventivo e de proteção segue firme: nenhum caso de trabalho infantil, exploração sexual ou uso de drogas ilícitas por crianças e adolescentes foi identificado. O número de migrantes atendidos foi de 23, o que reforça a importância do suporte para pessoas em deslocamento ou sem referência na cidade durante eventos de grande porte.
Perfil do público atendido:
- Crianças e adolescentes (0 a 17 anos): 149
- Masculino: 65
- Feminino: 84
- Adultos e idosos (18+): 131
- Masculino: 62
- Feminino: 69
Serviços realizados no dia 2 da Micareta:
- Orientações sociais: 150
- Panfletagens educativas: 158
- Encaminhamentos a serviços de acolhimento: 21
- 20 para a Casa de Passagem
- 1 para o Conselho Tutelar
- Pessoas acolhidas: 19
- Público atendido no Camarote da Diversidade “Inclusive Eu”: 50
A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, resslata que o trabalho tem como objetivo garantir os direitos de crianças, adolescentes, adultos e idosos durante o evento, com atenção especial à prevenção de situações de risco. “As equipes estão distribuídas em pontos estratégicos e atuam em parceria com o Conselho Tutelar, Guarda Municipal e outros órgãos da rede de proteção”, ressalta.
Gerusa acrescenta que as ações continuarão nos próximos dias da Micareta. “Garantindo que a festa continue sendo um espaço de inclusão, respeito e segurança para todos”, conclui.
AS INFORMAÇÕES SÃO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL