A presença ativa da Secretaria da Mulher na Micareta de Feira foi marcada por um trabalho preventivo, visando proteger e assegurar os direitos das mulheres, do público LGBTQIAPN+ e na promoção da igualdade racial.
Josailma Ferreira, chefe do Departamento de Proteção à Mulher, enfatizou o impacto positivo do protocolo que visa evitar constrangimentos nos espaços da festa. “A comunidade abraçou a campanha do Não é Não”, afirmou apontando também a importância de divulgar os serviços da Secretaria da Mulher e do Observatório no circuito.
A diretora do departamento de Igualdade Racial, Gênero e Juventude, Polyana Carvalho, ressaltou o caráter preventivo das ações realizadas durante todo o evento. “Começamos o trabalho preventivo antes mesmo do início da Micareta”, disse.
Ainda de acordo com a diretora, a distribuição de abanadores informativos com os números de canais de denúncia e a realização de pesquisas sobre violência e discriminação racial e de gênero também foi realizada
O esforço conjunto resultou em uma significativa redução de incidentes. O trabalho em parceria com outros órgãos, como o posto de saúde e hospital do circuito, também contribuiu para garantir o pronto atendimento em casos de necessidade.